Dica 15: Como fazer upgrade do Fedora Core 5 para Fedora Core 6 usando yum

Dica 15 – Como fazer upgrade do Fedora Core 5 para Fedora Core 6 usando yum
Neste tutorial explicarei como fazer upgrade do Fedora Core 5 para Fedora Core 6 usando o yum. Para fins de ter o tutorial pronto na data do lançamento da versão final, fiz este procedimento utilizando a versão test 3.

A principal vantagem, a meu ver, consiste em tempo menor de parada do servidor. Todo o processo, embora eu não recomende a execução em servidores críticos, é feito com a máquina no ar. A única parada é feita apenas no final do processo, devido ao upgrade da versão do kernel do Linux.

A principal desvantagem é que no final do processo, apesar de todos os pacotes estarem com a versão mais recente, novos pacotes “inéditos” para esta versão podem não ter sido instalados. Por exemplo, no upgrade do Fedora Core 4 para o Fedora Core 5 (onde eu já usei este procedimento), o beagle não foi instalado automaticamente (tive que fazer esta instalação manualmente após o final do upgrade).

Indo direto ao assunto, os passos necessários para o upgrade: editei o arquivo /etc/yum.repos.d/fedora.repo e aqui está o “segredo”: Por padrão, o yum usa a versão atual do Fedora para buscar as atualizações disponíveis (ele detecta através da variável $releasever no arquivo do repositório). Se forçarmos ele a usar versão 6 ao invés de detectar, ele vai ver todos os pacotes da versão 6 como se fosse atualizações de pacotes. Veja um trecho do arquivo original:

[core]
name=Fedora Core $releasever – $basearch
baseurl=http://download.fedora.redhat.com/pub/fedora/linux/core/$releasever/$basearch/os/
#mirrorlist=http://fedora.redhat.com/download/mirrors/fedora-core-$releasever
enabled=1
gpgcheck=1
gpgkey=file:///etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-fedora file:///etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY

Neste trecho, trocamos os “$releasever” por 6, deixando como abaixo:

[core]
name=Fedora Core $releasever – $basearch
baseurl=http://download.fedora.redhat.com/pub/fedora/linux/core/6/$basearch/os/
#mirrorlist=http://fedora.redhat.com/download/mirrors/fedora-core-6
enabled=1
gpgcheck=1
gpgkey=file:///etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-fedora file:///etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY

Após salvar o arquivo, basta executar o yum para a atualização ser feita (como eu disse antes, para ele, é uma atualização normal):

# yum update

Aqui, após alguns minutos executando, o yum reclamou de umas dependências do mplayer que não poderiam ser satisfeitas. No meu caso isto ocorreu devido ao mplayer para o Fedora Core 6 ainda não estar no repositório livna. A solução que utilizei foi remover o mplayer temporariamente (não uso tanto assim e depois eu reinstalo :)

# yum remove mplayer mplayer-common

Tentei novamente atualizar o sistema (mesmo procedimento da primeira vez que executamos o yum, mas agora o pacote do mplayer foi removido e não deverá ocorrer o mesmo problema novamente).

# yum update

Neste ponto, no meu caso, o yum não reclamou mais de dependências que não puderam ser satisfeitas. É um passo demorado, aqui a atualização começou as 17:52 (já tinha resolvido todas as dependências e feito os testes de transação) e somente as 19:05 acabou de atualizar/instalar os pacotes e começou a fazer o “cleanup”.

O pacote que mais demorou aqui foi o selinux-policy-targeted devido possivelmente a um relabel completo do sistema de arquivos.

Após isso, reiniciei a máquina e pronto, Fedora Core 6 instalado :)

Um comentário em “Dica 15: Como fazer upgrade do Fedora Core 5 para Fedora Core 6 usando yum”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *